fbpx

Conheça os 13 principais tipos de cadeira de escritório

tipos de cadeiras

Há vários tipos de cadeiras de escritório disponíveis no mercado a fim de atender às mais diversas funções dentro de uma empresa. Para que você faça uma boa escolha, é importante conhecer cada um desses modelos e planejar bem o seu espaço. Desse modo, além de um excelente custo-benefício, você consegue aproveitar o máximo de funcionalidade.

A seguir, vamos explicar qual é a cadeira ideal para cada posição dentro de um negócio, assim como alguns tipos especiais voltados para atividades mais específicas. Interessado? Então, não deixe de acompanhar até o final!

1. Cadeira presidente

Como o próprio nome indica, remetendo à mais alta posição hierárquica de uma empresa, essas cadeiras representam o top de linha dos modelos de cadeira.

Esse modelo é bem parecido com a cadeira de diretor mas apresenta algumas vantagens adicionais, como o espaldar mais alto ou um apoio para a cabeça. Além disso, ela geralmente é feita com materiais mais nobres, como o couro e aço inoxidável, e possui um visual mais rebuscado. Seu estofamento é feito com espumas de alta qualidade e densidade, o que oferece muito mais conforto ao usuário.

Por tudo isso, a cadeira presidente pode ser utilizada pelas figuras de liderança dentro de uma empresa. Já em companhias mais horizontalizadas, não há distinção entre a cadeira e a estação de trabalho de gerentes ou supervisores para os demais funcionários mas, o presidente da empresa, geralmente, se senta em uma cadeira mais nobre.

 

Cadeira New Onix

2. Cadeira de diretor

Esse modelo também é produzido com os melhores materiais disponíveis mas seu grande diferencial é o acabamento. Feito com atenção em cada detalhe, esse é um produto bastante sofisticado, também voltado para as lideranças de uma empresa.

Sua principal distinção em relação às cadeiras presidentes é o espaldar mais baixo, o qual não chega à região dos ombros e, geralmente, não possui encosto para cabeça. A cadeira diretor pode ser equipada com diferentes tipos de mecanismos que darão várias funcionalidades ao produto e também com apoio lombar, tornando-a uma ferramenta de trabalho eficiente e confortável.

Cadeira Agile 

3. Cadeira executiva

A cadeira executiva tem o foco total na usabilidade e na ergonomia, ou seja, é extremamente confortável e ideal para quem trabalha várias horas sentado. Já o seu design costuma ser mais simples se comparado aos modelos anteriores. Apesar de manter a qualidade dos materiais, utiliza mecanismos e componentes mais simples (como braços e bases) e, geralmente, é estofada com tecidos funcionais em poliéster.

Como diferencial importante, a cadeira executiva apresenta diversos ajustes de altura, para que o colaborador tenha o máximo de ergonomia na hora de executar suas tarefas. Ademais, apresenta alta mobilidade, pois frequentemente é necessário que ele transite nas estações próximas à sua para um trabalho colaborativo. Este tipo de cadeira é o mais comum em escritórios graças a sua versatilidade e robustez.

Cadeira Job

4. Cadeira secretária

Dentre os modelos voltados para o dia a dia dos funcionários, a cadeira secretária é o mais simples de todos. Muitas vezes, ela não apresenta os braços laterais, nem muitas opções de ajustes. Por essa razão, é mais utilizada naquelas funções em que a pessoa realiza grande parte de suas tarefas fora da mesa. Mesmo assim, ainda apresenta todos os requisitos de ergonomia exigidos pela lei.

Bom, agora que já vimos os modelos mais funcionais, vamos explicar alguns tipos de cadeiras voltados para funções mais específicas.Cadeira 323

5. Cadeira longarina

Esse é aquele tipo de cadeira que vemos em, praticamente, todas as salas de espera para atendimento. Para otimizar o uso do espaço físico, ele traz dois, três ou mais assentos na mesma estrutura de sustentação. Com isso, elimina-se o espaço ocioso que fica entre duas cadeiras individuais. As longarinas são excelentes para locais onde há grande fluxo de pessoas como aeroportos e rodoviárias e seus assentos podem ser fabricados em conchas únicas ou estofadas para maior conforto. Longarinas podem variar muito em questão de construção e design, por exemplo: os assentos utilizados em terminais de aeroportos são produzidos em aço, para sustentar o uso contínuo por milhares de pessoas diariamente e ainda serem fáceis de limpar e manter. Já longarinas em uma clínica médica devem ser estofadas e confortáveis, em cores neutras para condizer com seu ambientes.

Longarina 170

6. Cadeira universitária

A cadeira universitária é excelente para ambientes de treinamento e capacitação, como escolas e universidades. Os modelos apresentam excelente funcionalidade pois têm espaço para armazenar materiais escolares (gradil abaixo do assento) e prancheta (fixa ou articulada) para caderno, permitindo uma escrita confortável. O conjunto assento e encosto pode ter designs diferentes, para ser considerada uma cadeira tipo escolar, deve manter as características citadas acima. Cadeira Connect universitária

7. Cadeira de aproximação

Também focadas nas áreas de espera de empresas ou no atendimento dos clientes, as cadeiras de aproximação são empregadas normalmente nessa última função, ficando à frente das mesas executivas. Por estarem ligadas à experiência do cliente durante uma negociação, elas devem ser bastante confortáveis e agradáveis. Sua base geralmente é em forma “S” ou do tipo “Ski”.

Cadeira Flex

8. Cadeiras decorativas

Nem todos os móveis de um escritório devem ser somente funcionais. Para que o ambiente fique mais aconchegante e sofisticado, podemos utilizar modelos mais decorativos também. Cadeiras e poltronas desse tipo ajudam a quebrar com a formalidade do ambiente e podem ser utilizadas nas salas de espera, salas de lazer dos funcionários, espaços colaborativos, etc.

Poltrona Pix

9. Cadeira caixa

Normalmente, os caixas de pagamento são mais altos pois os clientes realizam essas transações em pé. Então, para o conforto do funcionário, a cadeira deve ter uma sustentação maior. Isso evita que eles fiquem olhando para cima na hora do atendimento, o que poderia provocar dores no pescoço e na coluna. Este tipo de cadeira é equipado com um pistão a gás mais longo e um aro para apoio dos pés do usuário. Ainda assim, ela possui ajustes que melhorar a ergonomia, assim como uma cadeira de escritório comum.

tipos-de-cadeiras-caixa

10. Cadeiras de auditório

Voltados para arenas e teatros e até mesmo escritórios que tenham salas de exibição, onde é possível apresentar projetos para os clientes ou realizar treinamentos com os colaboradores. As cadeiras de auditório são desenvolvidas para proporcionar o máximo de conforto nesses casos. As cadeiras de auditório podem ser do tipo multifuncional (feitas em polipropileno), alinhadas lado a lado para salas mais simples, assim como podem ser mais confortáveis e aconchegantes, estofadas com espumas injetadas e tecidos mais nobres e confortáveis para teatros e cinemas. Este tipo de assento também pode incluir pranchetas escamoteáveis extremamente funcionais, assento e encosto com mecanismo rebatível e sincronizado, laterais tapeçadas para maior conforto acústico do ambiente e etc.

tipos-de-cadeiras-auditorio

11. Cadeira mocho

Por ser voltada para a realização de tarefas em que a pessoa precisa movimentar constantemente o tronco e os braços (como dentistas e tatuadores, por exemplo), a cadeira mocho conta com um encosto muito baixo ou ausente. Para além disso, ela é extremamente ajustável e móvel.

tipos-de-cadeiras-mocho

12. Cadeira para obesos

Esse modelo busca promover a inclusão de pessoas que tem corpos maiores, oferecendo-lhes o máximo de conforto e segurança. Isso porque as cadeiras tradicionais geralmente são pensadas para suportar, no máximo, 120 quilos, enquanto as cadeiras especiais para obesos podem suportar entre 140 a 150 quilos e suas dimensões não são adequadas para os obesos. Este tipo de cadeira possui estrutura reforçada na base, assento e encosto e seu mecanismo permite ajustar a altura do assento.

tipos-de-cadeiras-obeso

 

13. Cadeiras coletivas

Essas são as cadeiras mais simples que se pode ter em um escritório, porém ainda muito sofisticadas. Feitas com estrutura metálica para a sustentação e com resinas termoplásticas para ao assento e encosto, elas apresentam um custo-benefício muito bom, além de seguirem todas as regras de ergonomia. Podem ser utilizadas para visitantes em salas de espera, ou em outros locais em que a pessoa não ficará mais do que alguns minutos sentada. Estas

tipos-de-cadeiras-

Enfim, diante de tantos tipos de cadeiras, a escolha adequada se refletirá tanto na produtividade dos funcionários quanto na imagem que o cliente faz da sua empresa. Por isso, você deve planejar bastante a compra do mobiliário de acordo com as demandas funcionais do seu negócio.

Gostou da leitura? Se quiser saber como podemos ajudá-lo a escolher os melhores modelos de cadeira para escritórios, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *